O #UNIDOSPELOPRESENTEEFUTURODACULTURAEMPORTUGAL surgiu no contexto da articulação e diálogo entre 14 estruturas do setor das artes e da cultura, com perfis muito distintos – entre estruturas representativas do setor e grupos formais e informais –, no sentido de afirmarem a sua UNIÃO face ao dramático panorama atual dos profissionais das artes e da cultura. A covid-19 agravou drasticamente a situação, tornando ainda mais insustentável e inaceitável a precariedade do setor, que se degradou nas últimas décadas. Importava, e importa, também pensar o futuro.

Desse trabalho conjunto saiu uma primeira carta dirigida à Presidência da República, Governo e Grupos Parlamentares a afirmar essa UNIÃO, com o título UNIDOS PELO PRESENTE E FUTURO DA CULTURA EM PORTUGAL. Quase em simultâneo, tornou-se evidente que há uma UNIÃO mais ampla de defesa da cultura, e assim surgiu uma campanha que pôs em branco as páginas do Facebook, com o #UNIDOSPELOPRESENTEEFUTURODACULTURAEMPORTUGAL – e que foi noticiada um pouco por todo o lado.

O trabalho não acabou. É preciso levar mais longe e dizer mais alto que estamos #UNIDOSPELOPRESENTEEFUTURODACULTURAEMPORTUGAL.